De que forma os dispositivos eletrônicos impactam nossa visão?
Na era digital em que vivemos, o uso frequente de dispositivos eletrônicos virou rotina, transformando a maneira como nos comunicamos, trabalhamos e nos entretemos.
O uso excessivo desses dispositivos pode acarretar em consequências significativas. Os impactos não se limitam aos adultos, afetando também as crianças e adolescentes.
Entre crianças e adolescentes de 0 a 20 anos, o uso excessivo de telas (especialmente de perto) pode aumentar a ocorrência da miopia. Esse aumento é resultado do desequilíbrio na estimulação visual, onde a ênfase na visão de perto prejudica a visão de longe.
Para adultos, principalmente aqueles que trabalham em home office, a exposição prolongada à luz azul dos dispositivos pode causar fadiga e ressecamento nos olhos. Esses efeitos podem levar à irritação ocular devido à diminuição da frequência de piscadas – mas existem formas de reduzir esses impactos.
Para minimizar os efeitos prejudiciais, algumas conduta são fundamentais: Faça pausas regulares para descansar os olhos Ajuste o tamanho da fonte para evitar esforço visual Mantenha uma distância adequada e confortável dos olhos Utilize óculos com filtro de luz azul para evitar a fadiga ocular Restrinja o acesso de telas às crianças e adolescentes Hidrate os olhos (especialmente durante longos períodos de exposição).